A Abertis, um dos principais grupos internacionais em gestão de rodovias e serviços de mobilidade, e a Fundação Abertis, organização sem fins lucrativos cujos objetivos incluem o desenvolvimento, incentivo e promoção de todo tipo de atividades relacionadas com o estudo e pesquisa sobre a participação do setor privado no crescimento econômico e social dos territórios em que atua, criaram a Rede Internacional de Cátedras em Mobilidade sustentável. Esta iniciativa tem o objetivo de fortalecer e promover uma formação na gestão da mobilidade dos transportes, assim como a pesquisa, desenvolvimento e inovação no planejamento e operação de transportes, segurança viária, custos de investimento, manutenção e gestão das infraestruturas de transportes, demanda por transporte e seu comportamento, análise de concessões, política tarifária, aplicação das TICs em sistemas de transportes e outros aspectos científicos, sociais, culturais, econômicos, tecnológicos e de comunicação relacionados com o transporte terrestre e, em geral, com a necessidade de proporcionar mobilidade sustentável, eficiente e segura a toda a sociedade.
A Rede Internacional de Cátedras Abertis iniciou sua jornada na Espanha em 2003. Hoje, tem sua sede na Escola Técnica Superior de Engenheiros de Estradas, Canais e Portos da Universidad Politécnica de Madrid (UPM), sob a direção do professor catedrático em Transportes José Manuel Vassallo.
Com o objetivo de promover o interesse dos estudantes universitários do Brasil de Mestrado e Doutorado, a Cátedra Abertis criou os Prêmios Abertis de Pesquisa em Mobilidade Sustentável para as melhores dissertações de mestrado e teses de doutorado apresentadas durante o ano civil de 2023. O contexto da mobilidade sustentável inclui um vasto leque de temas, como: gestão sustentável das infraestruturas e serviços de transportes; segurança no transporte; impactos econômicos, sociais e ambientais da mobilidade; impactos das novas tecnologias; mobilidade como serviço; novas formas de mobilidade; sustentabilidade financeira de projetos de infraestrutura; melhorias na governança da mobilidade etc. O prêmio está aberto para trabalhos de disciplinas muito diferentes e, naturalmente, para trabalhos multidisciplinares.
Além dos prêmios nacionais concedidos individualmente pelas universidades-membro da Rede Internacional de Cátedras Abertis em que o Grupo Abertis e sua Fundação são atuantes, anunciam-se os Prêmios Internacionais Cátedra Abertis de Pesquisa em Mobilidade Sustentável, que serão concedidos para as melhores teses e dissertações entre os vencedores dos prêmios nacionais anunciados pelas Cátedras Abertis de cada país, de acordo com o edital publicado para este prêmio no site da Rede Internacional de Cátedras Abertis (https://abertischairs.com/).
A versão que estará em vigor é aquela que esteja publicada no site http://www.abertischairs.com/ no momento do fechamento do edital de candidatura.
Profa. Dra. Liedi Bernucci
Departamento de Engenharia de Transportes
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Av. Prof. Almeida Prado no. 83
Cidade Universitária – São Paulo – SP05508-070
https://abertis.poli.usp.br/
liedi@usp.br
• Espanha: UPM-Universidad Politécnica de Madrid
• França: École des Ponts–ParisTech, Fondation des Ponts (Paris)
• Porto Rico: Universidad de Puerto Rico (San Juan)
• Chile: Pontificia Universidad Católica de Chile (Santiago)
• Brasil: Universidade de São Paulo (São Paulo)
• Itália: UNIPD-Università degli Studi di Padova
• México: Universidad Nacional Autónoma de México